10 citações do filósofo Zygmunt Bauman para usar na redação

Roberta Rinaldi Dicas de Redação

Segundo os parâmetros de correção do Enem, a competência 2 diz respeito à boa compreensão da proposta de redação e à capacidade de aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolvê-lo. Uma boa estratégia para atender a esta demanda é fazer uso de citações. Esta forma de abordagem, ao usar uma figura de autoridade, indica um bom repertório sociocultural e credibiliza seus argumentos. Neste post você irá conhecer, de forma breve, algumas das reflexões de Zygmunt Bauman, filósofo e sociólogo polonês,  além de alguns possíveis temas de redação em que é possível relacionar as suas teorias.

As principais reflexões de Bauman dizem respeito às relações na chamada pós-modernidade, caracterizadas por ele, metaforicamente, como “líquidas”, ou seja, inconstantes, incertas e voláteis, que modificam-se facilmente. Bauman fala de como os relacionamentos tendem a não ser mais duradouros, sobre a constante insatisfação e frustração do ser humano, além de questionar, também, a sociedade de consumo atual. Suas principais obras são Modernidade Líquida (1999), Amor Líquido (2003) e Tempos Líquidos (2007).

Com essas informações já conseguimos estabelecer uma série de assuntos possíveis de discutir, concorda?

Veja algumas citações que selecionamos e os exemplos de temas do nosso site com os quais elas podem se relacionar.

    1. “As redes sociais são muito úteis, oferecem serviços muito prazerosos, mas são uma armadilha.” (Bauman em entrevista ao jornal El País)
    2. “O consumismo de hoje, porém, não diz mais respeito à satisfação das necessidades — nem mesmo as mais sublimes, distantes (alguns diriam, não muito corretamente, ‘artificiais’, ‘inventadas’, ‘derivativas’) necessidades de identificação ou a auto-segurança quanto à ‘adequação’.” (Bauman em Modernidade Líquida)
    3. “Não se pode escapar do consumo: faz parte do seu metabolismo! O problema não é consumir; é o desejo insaciável de continuar consumindo… Desde o paleolítico os humanos perseguem a felicidade… Mas os desejos são infinitos. As relações humanas são sequestradas por essa mania de apropriar-se do máximo possível de coisas.” (Bauman em entrevista ao jornal espanhol La Vanguardia)
    4. “Não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa reação a elas.” (Bauman em entrevista à revista ISTOÉ)
    5. “Mas foi provado, além de qualquer dúvida razoável, que a nossa induzida intolerância à dor é uma fonte inesgotável de lucros comerciais. Por essa razão, podemos esperar que essa nossa intolerância se agrave ainda mais, em vez de ser atenuada.” (Bauman em entrevista à revista ISTOÉ)
    6. “Os tempos são ‘líquidos’ porque tudo muda tão rapidamente. Nada é feito para durar, para ser ‘sólido’.” (Bauman em entrevista à revista ISTOÉ)
    7. “Tudo é mais fácil na vida virtual, mas perdemos a arte das relações sociais e da amizade”. (Bauman em entrevista ao El País)
    8. “Não é o ideal de perfeição que lubrifica as engrenagens da indústria de cosméticos, mas o desejo de melhorar. E isso significa seguir a moda atual. Todos os aspectos da aparência corporal são, atualmente, objetos da moda, não apenas o cabelo ou a cor dos lábios, mas os tamanhos dos quadris ou dos seios.” (Bauman em entrevista à revista ISTOÉ)
    9. “No líquido cenário da vida moderna, os relacionamentos talvez sejam os representantes mais comuns, agudos, perturbadores e profundamente sentidos da ambivalência.” (Bauman em Modernidade Líquida: sobre a fragilidade dos laços humanos)
    10. “A modernidade líquida em que vivemos traz consigo uma misteriosa fragilidade dos laços humanos – um amor líquido. A segurança inspirada por essa condição estimula desejos conflitantes de estreitar esses laços e ao mesmo tempo mantê-los frouxos.” (Bauman em Modernidade Líquida: sobre a fragilidade dos laços humanos)

Abaixo alguns temas de redação com os quais você poderá relacionar as citações e reflexões de Bauman:

SUPEREXPOSIÇÃO NAS REDES SOCIAIS

(Clique aqui para ler a proposta completa)

OS HÁBITOS DE CONSUMO NO BRASIL

(Clique aqui para ler a proposta completa)

O AUMENTO DA DEPRESSÃO ENTRE OS JOVENS NO BRASIL

(Clique aqui para ler a proposta completa)

AS RELAÇÕES PESSOAIS EM TEMPOS DE MODERNIDADE LÍQUIDA

(Clique aqui para ler a proposta completa)

O CULTO À PADRONIZAÇÃO CORPORAL NO BRASIL

(Clique aqui para ler a proposta completa)

Lembrando que a citação direta deve vir no texto entre aspas e escrita da mesma forma como foi dita. Quando for muito grande, cite parte dela entre aspas e coloque o restante com suas palavras, destrinchando e relacionando ao tema discutido. Não coloque uma citação só para “enfeitar” o texto, ela deve ter um propósito para aparecer na sua redação. Lembre-se, ainda, de retomar a citação para encadear bem as ideias no texto.

Comece a praticar! Até a próxima! 🙂

Vamos debater sobre?