20 prováveis temas de redação do ENEM 2015

Daniele Batista de Paula Geral

Estar preparado para o ENEM 2015 inclui muito mais do que apenas estudo, mas também requer treino e informação, principalmente quando o assunto é a redação, que possui um grande peso na hora de conseguir uma vaga em uma universidade, seja através do SiSU ou pelo Programa Universidade Para Todos (ProUni).

Por ser considerada uma das partes mais importantes da prova, e uma das mais complicadas, a redação assusta tanto que faz com que os candidatos corram atrás de informações que lhes permitam se preparar e treinar, uma vez que o treino é a melhor forma de preparação. Por este motivo separamos 20 temas que podem cair na redação do ENEM 2015.

Temas de redação que podem cair no ENEM

Os temas da redação do ENEM sempre giram em torno de atualidades e questões sociais importantes, por este motivo, estar sempre atento ao que acontece no mundo é uma forma de se precaver com relação à redação.

Entre os temas da atualidade que podem ser exigidos no ENEM 2015 estão:

1. Corrupção e insatisfação popular

O atual clamor por uma política limpa tem levado cada vez mais pessoas às ruas, principalmente após os escândalos do caso Petrobrás e a operação Lava-Jato. Por este motivo, a corrupção política e a insatisfação popular está entre um dos temas que podem ser foco da redação do ENEM 2015.

2. Ciberbullying e crimes na internet

A crescente onda de crimes relacionados à internet, principalmente aqueles relacionados com exposição de imagem, difamação e o, agora famoso, pornô de vingança. Todos estes crimes têm causado grande impacto social e, por ser um assunto tão contemporâneo e um problema real, pode ser tema da redação.

3. A seca e o consumo consciente da água

Um problema que afeta cada vez mais o brasileiro é a falta d’água e a necessidade de manter um consumo consciente. Este consumo levanta questões ecológicas e sociais importantíssimas.

4. Preservação ambiental

As constantes agressões sofridas pela floresta amazônica, e a descoberta de uma nova espécie de ave levanta questões sobre a preservação do meio ambiente e sobre o risco de extinção sofrido por diversas espécies, e como essa extinção poderia desequilibrar o ecossistema planetário.

5. O aumento da fome e miséria nos países subdesenvolvidos

Conforme a crise econômica mundial aumenta, a desigualdade e a miséria cresce ainda mais no mundo. Por ser um problema de grande impacto social, este tema possui grandes chances de ser abordado na prova.

6. Aumento da violência e da criminalidade

Um problema constante na vida de todo brasileiro, a violência e a criminalidade têm assustado e levantado um clamor social por mudanças.

7. Diminuição da maioridade penal

Um dos temas mais polêmicos do ano, a diminuição da maioridade penal foi votada e a proposta do projeto foi aceita na câmara, mas esta seria a solução para diminuir a criminalidade no país? Esta discussão, que tem levantado as mais diversas opiniões, pode ser apontada como uma das mais prováveis a ser abordada na Redação do ENEM 2015.

Conecte-se com o Facebook e ganhe 1 correção gratuita na Imaginie. Clique aqui para enviar a sua redação.

8. Crise Econômica Mundial

A atual crise econômica que tem se abatido pelo mundo pode ser considerada um dos assuntos mais importantes da atualidade, assim como seu efeito na economia brasileira.

9. Aumento da inflação

Com índices altíssimos de inflação, este tema pode ser abordado, assim como propostas de solução para a realidade financeira do Brasil. Com a inflação atingindo a todos os brasileiros e pesando sobre os itens da cesta básica, este problema precisa ser discutido para que uma solução seja encontrada e aplicada.

10. Os limites entre a saúde e a estética

O abuso de intervenções cirúrgicas com objetivos estéticos e os riscos que representam, este é um assunto atual, principalmente com os casos de modelos que tem passado por problemas, como a aplicação de hidrogel que recentemente quase levaram algumas celebridades à morte.

11. Homofobia e o casamento igualitário

Com a recente decisão da suprema corte norte americana, decidindo a favor do casamento homoafetivo, questões sobre homofobia e igualdade de direitos, independente da sexualidade têm sido levantadas.

Imagem: Divulgação

12. Violência Obstetrícia

Um assunto atual, que tem chamado muito a atenção através de campanhas nas redes sociais, a violência obstetrícia é aquela sofrida por mulheres em trabalho de parto, que são desumanizadas, recebendo um tratamento degradante e violento, tanto física quanto psicologicamente.

13. Feminicídio e violência contra a mulher

A aprovação recente da lei que prevê o agravamento da pena em caso de homicídio cometido simplesmente em razão da vítima ser mulher gerou polêmica e muitas discussões, levantando novamente a importante questão da violência contra a mulher.

14. Transito nas grandes cidades

Com o crescimento do número de ciclofaixas em São Paulo, a questão do trânsito e da violência contra ciclistas tem sido levantada e ganhado destaque.

15. Intolerância religiosa

Os recentes casos de violência causados por preconceito e intolerância religiosa, principalmente contra religiões de matriz africana, têm causado grande comoção social e demonstrado a importância de um diálogo aberto e tolerante sobre religiões no Brasil.

16. Ativismo nas redes sociais

As redes sociais já se mostraram uma grande ferramenta para a insatisfação social, e até mesmo um caminho para revoluções, mas até que ponto o ativismo nas redes sociais atinge o mundo real de maneira benéfica e eficaz?

17. Violência policial

Os atuais casos de violência policial e abuso de poder podem ser foco da redação, uma vez que estes abusos têm gerado grande comoção social, exigindo atitudes que modifiquem o panorama atual da polícia.

18. Os limites da justiça

Com o crescimento de nomes na mídia que defendem a justiça com as próprias mãos, os limites da justiça são um importante ponto de discussão que deve ser avaliado, e que demonstra o interesse social por respostas, mas também demonstra o pior do ser humano.

19. Imigração no Brasil

Como o Brasil tem oferecido abrigo e refúgio parar estrangeiros de todas as partes do mundo, a imigração, principalmente de Haitianos, é um assunto de interesse social e que pode cair na redação do ENEM.

20. Conceito de família no século XXI

Cada vez mais o conceito de família tem sido ampliado, mas ainda há aqueles que defendam um modelo tradicional ou até mesmo medieval. Os conceitos de família e a forma como geralmente estão embutidos de preconceitos e intolerância, além de atual, é um tema que permite a defesa livre de um posicionamento.

Gostou?

Agora que tal treinar esses e outros temas na Plataforma Imaginie? Tenha a sua redação corrigida pelos mesmos professores do ENEM e saiba quanto você iria tirar se o ENEM fosse hoje! A Imaginie é a única plataforma que corrige redações exatamente com os mesmos critérios do Exame Nacional do Ensino Médio.

Clique aqui e imprima agora mesmo a sua folha de redação!

Vamos debater sobre?