4 possíveis temas para a prova de redação do ENEM 2017

Carla Gobb Dicas de Redação

O ENEM exige do aluno o conhecimento de temas atuais tanto na redação quanto nas questões objetivas, portanto, acompanhar o noticiário é muito importante para quem quer fazer uma boa prova.
Separamos alguns temas de redação que podem ser cobrados no ENEM 2017. Confira nossos temas, aproveite nossas dicas e escreva a sua redação! 😉

Vamos conferir?

Mobilidade Urbana

O problema da mobilidade urbana é um desafio de diversas metrópoles mundiais. Os grandes centros urbanos ainda buscam soluções para melhorar as dificuldades do transporte público e transformá-lo em algo sustentável.
Trânsito caótico, quantidade cada vez maior de carros nas ruas, engarrafamentos diários e poluição, esses são alguns dos problemas enfrentados pela população brasileira no dia a dia. Oferecer um transporte público de qualidade e alinhar isso a questões ambientais é algo que precisa ser pensado com urgência. A cidade de Curitiba, por exemplo, é considerada referência e modelo de planejamento urbano. Foi na cidade que surgiu o transporte rápido por ônibus (BRT), modelo exportado para várias cidades do Brasil e do mundo.
Se a mobilidade urbana aparecer como tema de redação do ENEM o que você precisa saber para não errar na argumentação? Soluções que possam melhorar o transporte público no país, pesquise sobre casos de sucesso (como o de Curitiba), e, mais importante, como fazer isso de maneira sustentável.

Veja nossos temas e pratique: Os desafios da mobilidade urbana de baixo impacto ambiental e Problemas e desafios do transporte público urbano.

Veja exemplo de redação do tema: Os desafios da mobilidade urbana de baixo impacto ambiental.

Homofobia

O casamento entre pessoas do mesmo sexo já é permitido no Brasil desde 2013 como estabelece a Resolução 175 aprovada durante a 169ª Sessão Plenária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Mas, infelizmente, o Brasil ainda figura na lista dos países que mais cometem crimes devido a orientação sexual.  A ausência de leis que protejam a população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) ainda é um grande empecilho para combater a homofobia no país.
Não deixe de estudar sobre o Projeto de Lei 122, que tentava criminalizar a homofobia, mas que foi arquivado ao chegar no Senado. E, lembre-se, ao realizar proposta de intervenção na sua redação é preciso respeitar os Direitos Humanos. 😉

Pratique com nosso tema de redação: Homofobia em questão no Brasil.
Veja exemplo de redação do tema: Homofobia em questão no Brasil.

Esporte como ferramenta de inclusão social no Brasil

O Brasil sediou os Jogos Pan-americanos de 2007, a Copa do Mundo de 2014 e foi o primeiro país da América do Sul a sediar uma Olimpíada, portanto, um tema relacionado ao esporte tem chance de ser cobrado na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio. A nossa aposta é no esporte como ferramenta de inclusão social, pois, além de ajudar na formação ética, é uma importante ferramenta de socialização e o Brasil dispõe de inúmeros casos de sucesso e superação por meio do esporte. Nos Jogos Olímpicos de 2016, por exemplo, o Brasil obteve o melhor resultado de sua história, conquistando 19 medalhas e alguns atletas faziam parte de programas sociais. A atleta Rafaela Silva, do judô, que trouxe a primeira medalha de ouro para o Brasil na Rio 2016 e Isaquias Queiroz, da canoagem, que entrou para história como o primeiro atleta brasileiro a receber três medalhas em uma mesma Olimpíada são beneficiários de programas sociais do governo. Ao conquistar a incrível façanha, Isaquias disse: “Essa medalha tem um significado especial por ter vindo de um projeto social.”
Se o esporte como ferramenta de inclusão social aparecer como tema de redação do ENEM o que você pode abordar em sua redação?
Faça um apanhado dos programas sociais disponibilizados pelo governo ou por ONG´s que beneficiaram muitos esportistas brasileiros. E não deixe de expor como o esporte é importante para o desenvolvimento, formação e melhoria da qualidade de vida de muitas crianças e adolescentes. Além de ajudar na socialização, a prática frequente de atividades esportivas também ajuda na formação ética, atuando como um ótimo disseminador de valores, além de exigir ordem, disciplina, paciência e dedicação.

E, claro, pratique com o nosso tema de redação:  O esporte como ferramenta de inclusão social no Brasil.

Veja exemplo de redação do tema: O esporte como ferramenta de inclusão social no Brasil.

O aumento da depressão entre os jovens

O ENEM procura cobrar temas relacionados ao aspecto social e o aumento da depressão entre os jovens é um tema que vem ganhando destaque no noticiário, principalmente, depois da popularização do jogo Baleia Azul.
Estudos realizados por pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos estimam que entre 7% e 11% dos adolescentes manifestam sintomas claros de depressão. No Brasil, as estatísticas científicas estimam que os jovens apresentam ocorrências semelhantes, sendo a depressão mais comum nas meninas adolescentes (12%) do que nos meninos (5%). Além desses números, é importante refletir sobre o aumento da taxa de suicídio, que subiu 10% entre a população de 15 a 29 anos de 2002 a 2014.
O que você pode estudar? A depressão e o suicídio ainda são temas considerados tabus e não são recebem a importância que deveriam. Ainda há preconceito e falta de informação de grande parte da população em relação a doença. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 9 em cada 10 casos de suicídios poderiam ser prevenidos se houvesse mais informação e atenção de quem está próximo. Verifique também a Campanha Setembro Amarelo que vem ganhando cada vez mais visibilidade e que tem como objetivo a conscientização sobre a prevenção do suicídio.

Treine com o nosso tema de redação: O aumento da depressão entre os jovens no Brasil.

Veja exemplo de redação do tema: O aumento da depressão entre os jovens no Brasil.

Vamos treinar a redação? 😉

Bons estudos!

Vamos debater sobre?