4 possíveis temas para a prova de redação do ENEM

Carla Gobb Dicas de Redação

O ENEM está chegando e a redação ainda preocupa muita gente, não é mesmo? E não é para menos! Para conseguir uma vaga em uma boa universidade pública é fundamental garantir uma boa nota na redação.

E porque a redação é tão importante?

A redação é um caderno individual, e, por meio dela, pode-se alcançar 1000 pontos. É uma pontuação considerável se você levar em conta a distribuição e peso dos outros cadernos do exame. Portanto, não deixe de treinar!  Clique aqui e acesse nossos temas de redação. 🙂

Outro ponto importante que não podemos esquecer: o ENEM é uma prova que exige do aluno o conhecimento de temas atuais tanto na redação quanto nas questões objetivas. Portanto, acompanhar o noticiário é obrigação do aluno que quer fazer uma boa prova. 😉

Separamos alguns assuntos atuais que podem ser temas da redação deste ano ou até mesmo ser cobrado em alguma questão objetiva.

Vamos conferir?

Rio 2016 – O Legado Olímpico

Depois do sucesso dos Jogos Olímpicos de Londres, o Rio de Janeiro assumiu o desafio de sediar o maior evento esportivo mundial. Foi a primeira vez que um país da América do Sul sediou uma Olimpíada. E a cobrança e expectativa foram enormes!

O governo do Rio de Janeiro decretou estado de calamidade pública 49 dias antes dos jogos, problemas relacionados a violência, trânsito, poluição da Baía de Guanabara e a (falta de) estrutura da Vila Olímpica foram assuntos recorrentes na imprensa internacional. Mas apesar de todos os problemas tivemos o primeiro time de refugiados; o Comitê Olímpico Internacional (COI) assinou documentos assumindo o compromisso com a igualdade de gênero, raça e respeito aos direitos LGBT; e a Rio 2016 foi considerada a “Olimpíadas da diversidade”.

Mas de que forma isso pode ser cobrado na prova de redação? A nossa aposta é o legado olímpico. O que a Olimpíada representou para o país e principalmente para a cidade do Rio de Janeiro?

Não deixe de pesquisar também sobre o legado olímpico em outras cidades sedes. A Grécia, por exemplo, vive a maior crise financeira mundial e as obras realizadas para os jogos de Atenas viraram verdadeiros elefantes brancos. Muitos culpam os Jogos Olímpicos pela crise.

Em contrapartida, Barcelona é um exemplo de cidade que soube aproveitar todas as oportunidades que a Olimpíada trouxe. Segundo Josep Miquel Abad, conselheiro delegado da Olimpíada, os jogos foram a chance de realizar diversas alterações públicas, que apesar de estarem previstas há anos, nunca eram feitas. Aliado a isso, Barcelona ainda teve o legado intangível, ou seja, os jogos olímpicos serviram de projeção para a cidade que passou a figurar na lista de principais pontos turísticos da Europa.

Para te ajudar na argumentação não deixe de conferir a apresentação do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, na conferência do TED em 2012. Nesta palestra, Paes, fala do desafio de se construir uma cidade do futuro. Você acha que ele conseguiu colocar isso em prática na Rio 2016?

E, claro, pratique com o nosso tema de redação: Rio 2016 – O legado olímpico.

Mobilidade Urbana

O problema da mobilidade urbana é um desafio de diversas metrópoles mundiais. Os grandes centros urbanos ainda buscam soluções para melhorar os problemas do transporte público e transformá-lo em algo sustentável.

Trânsito caótico, quantidade cada vez maior de carros nas ruas, engarrafamentos diários e poluição, estes são alguns dos problemas enfrentados pela população brasileira no dia a dia. Oferecer um transporte público de qualidade e alinhar isso a questões ambientais é algo que precisa ser pensado com urgência. A cidade de Curitiba, por exemplo, é considerada referência e modelo de planejamento urbano. Foi na cidade que surgiu o transporte rápido por ônibus (BRT), modelo exportado para várias cidades do Brasil e do mundo.

Se a mobilidade urbana aparecer como tema de redação do ENEM o que o estudante precisa saber para não errar na argumentação? Soluções que possam melhorar o transporte público no país, pesquise sobre soluções de sucesso (como o caso de Curitiba), e, mais importante, como fazer isso de maneira sustentável.

Veja nossos temas e pratique: Os desafios da mobilidade urbana de baixo impacto ambiental e Problemas e desafios do transporte público urbano.

Homofobia

O casamento entre pessoas do mesmo sexo já é permitido no Brasil desde 2013 como estabelece a Resolução 175 aprovada durante a 169ª Sessão Plenária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Mas, infelizmente, o Brasil ainda figura na lista dos países que mais cometem crimes devido a orientação sexual.  A ausência de leis que protejam a população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) ainda é um grande empecilho para combater a homofobia no país.

Não deixe de estudar sobre o Projeto de Lei 122, que tentava criminalizar a homofobia, mas que foi arquivado ao chegar no Senado. E, lembre-se, ao realizar proposta de intervenção na sua redação é preciso respeitar os Direitos Humanos. 😉

Pratique com nosso tema de redação: Homofobia em questão no Brasil.

Os desafios de lidar com epidemias no Brasil

O Brasil registrou 802 mil casos de dengue e 91 mil de zika em 2016, segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde. Além dos números alarmantes, ainda tivemos o surto de microcefalia causado pelo zika vírus.

De acordo com a revista americana New England Journal of Medicine um feto infectado pelo vírus da zika corre um risco de microcefalia que varia de 1% a 13% durante o primeiro trimestre da gravidez. No entanto, são necessárias mais pesquisas para tentar compreender os efeitos do zika vírus. Enquanto ainda buscamos respostas para este problema, o que pode ser feito? O que é preciso fazer para combater o mosquito, Aedes Aegypti, transmissor de tantas doenças? Que tipos de programas podem ser implantados pelo governo para tentar conter esse mosquito que há anos é um problema para o país?

Veja este vídeo do TED que mostra soluções para o combate do mosquito Aedes Aegypti e treine com o nosso tema de redação: Desafios na saúde pública: como lidar com epidemias no Brasil?

Vamos praticar a redação? 😉

Bons estudos!

Vamos debater sobre?