5 dicas para a reta final do ENEM

Carla Gobb Dicas de Redação

Agora falta pouco! O ENEM está chegando!

Separamos algumas dicas para você se preparar nesta reta final! 🙂

Leitura: Separe uma hora de seu dia para colocar os temas de atualidade em dia. A prova do ENEM costuma cobrar temas atuais nos enunciados das provas objetivas e na prova de redação. Se você não estiver por dentro do que está acontecendo no Brasil e no mundo vai ter dificuldade de argumentar e de compreender algumas questões.  Além disso, a prova do ENEM requer domínio de linguagem e interpretação. Isso mesmo! O ENEM é uma prova que exige do candidato a interpretação do conteúdo, inclusive na prova de exatas!

Priorize o conteúdo que você tem a possibilidade de melhorar e ampliar o conhecimento: Não adianta tentar aprender uma matéria que não conseguiu assimilar ao longo do ano ou que (quase) não cai na prova do ENEM. Priorize aquilo que poderá ser absorvido e tente relembrar tópicos importantes e frequentes no exame.

Não deixe de refazer prova dos anos anteriores! Ajuda a compreender o estilo da prova e você pode marcar o tempo gasto. São 90 questões para fazer em 4h30 no primeiro dia e 90 questões e uma redação para fazer em 5h30 no segundo dia. A prova do ENEM é grande e é preciso se preparar para essa maratona também! 😉

Boa redação: Uma boa nota na prova de redação pode ser o diferencial para você garantir uma vaga em uma boa universidade pública. Para conseguir alcançar a tão sonhada nota mil é preciso ler e praticar. Alguns estudantes estão fazendo duas redações por semana desde o início do ano. Se você não fez isso, agora é hora de correr atrás do tempo perdido! Alunos apresentam uma melhora de, no mínimo, 21% na nota após 10 redações. Quanto mais você treinar, maior ficará a sua nota!

Descontração: Na reta final é normal o estudante ficar exausto com a rotina de estudo. E é muito importante ter momentos de lazer. Uma forma interessante de aprender e reter o conteúdo é assistindo a filmes. Isso mesmo! Prepare a pipoca e chame a galera que está na mesma situação que você: estudando sem parar! Muitos filmes funcionam como livros de história, ou seja, tem muito conteúdo para você aprender. Após a sessão de cinema faça um bate-papo com os colegas e tente associar com o que tem visto em sala de aula e que pode ser cobrado na prova.

Aproveite nossas dicas de filmes aqui e aqui.

Agora ficou fácil né? Vamos estudar!!!

Vamos debater sobre?