ENEM 2017: Mais 4 possíveis temas para a redação

Roberta Rinaldi Dicas de Redação

Faltam exatamente 10 dias para o Enem e a grande especulação é: qual será o tema da redação deste ano?

Separamos mais 4 possíveis assuntos da atualidade para você refletir e praticar. Vamos conferir?

  • VÍCIO EM TECNOLOGIA

Com a democratização do acesso às tecnologias, que possibilitou a chamada inclusão digital, reflexões sobre a dependência dos indivíduos em relação aos diversos recursos têm ganhado espaço para discussão. Acidentes de trânsito, problemas de saúde física e mental, sedentarismo, queda de desempenho no trabalho e problemas nas relações cotidianas, por exemplo, são alguns dos assuntos relacionados ao uso indiscriminado dos recursos tecnológicos, principalmente o celular. Especialistas já chamam a prática viciosa de distúrbio e comparam à dependência química.

Pratique com o tema Vício em tecnologia: seremos dependentes das máquinas? Clique aqui.

  • QUESTÃO INDÍGENA

Na sociedade contemporânea, ainda persistem os estereótipos e preconceitos em relação aos índios. A questão indígena é pauta relevante para discussão, devido aos casos de violência que sofrem, as escassas oportunidades que são dadas a eles e a pouca valorização cultural que recebem.

Pratique com o tema A importância de valorizar a população indígena. Clique aqui.

  •  ENERGIA

A crise hídrica enfrentada pelo país de forma expressiva em 2014 e 2015 ganhou destaque por inesperadamente atingir o sudeste, região quase nunca afetada pelo problema, levando a cortes e rodízios de água. O que antes era característica do nordeste, cujo clima é semiárido, passou a ser uma situação também em outras regiões, suscitando a problemática do consumo displicente dos recursos hídricos. Esse é um tema possível de ser cobrado na redação do Enem e alternativas para geração de energia em casos assim poderiam ser o foco da discussão.

Pratique com o tema A crise hídrica brasileira e seus impactos na geração de energia. Clique aqui.

  •  A PRÁTICA DO JUSTIÇAMENTO

Insatisfação e impaciência com o sistema de justiça do Estado são algumas das justificativas de alguns indivíduos para a prática da “justiça com as próprias mãos”, ação que tem sido cada vez mais frequente em nossa sociedade. A veiculação dos casos na mídia e a discussão sobre o assunto são bastante atuais, tornando o debate sobre o tema relevante.

Pratique com o tema A prática da justiça com as próprias mãos no Brasil. Clique aqui.

Envie sua redação e receba a correção segundo os parâmetros do Enem!

Bons estudos 😉

Vamos debater sobre?