Entenda as mudanças do ENEM 2017

Carla Gobb Notícias

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram na coletiva de imprensa desta quinta-feira, 9, todas as alterações previstas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Algumas mudanças são fruto da consulta pública realizada pelo INEP no final de janeiro deste ano.

Veja abaixo todas as mudanças:

Realização das provas

A partir deste ano, o ENEM será realizado em dois domingos consecutivos e não mais em um único final de semana (como foi feito nas edições passadas). A data do exame deste ano também já foi divulgada: 05 e 12 de novembro.

Redação

A redação será aplicada no primeiro domingo (05 de novembro), junto com as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, com duração de 05 horas e 30 minutos. As provas de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias serão aplicadas no segundo domingo (12 de novembro), com duração de 4 horas e 30 minutos.

Certificação

A partir deste ano o ENEM não será aceito para obtenção do certificado de Ensino Médio. A certificação será feita pelo Exame Nacional de Certificação de Jovens Adultos (Encceja).

Edital e Inscrições

O Edital do exame será divulgado até o dia 10 de abril. As inscrições poderão ser feitas de 08 a 19 de maio.

Resultados

Os resultados do ENEM 2017 serão divulgados no dia 19 de janeiro de 2018.  E continuará sendo divulgado por área do conhecimento.

*Não serão divulgados resultados por escola.

Cadernos de provas

Os cadernos e os cartões de provas serão personalizados com o nome e número de inscrição dos participantes.

Gostaram das mudanças? 😉

Vamos debater sobre?