Redação: O papel das ONGs frente às causas sociais

Carla Gobb Exemplo de redação

Veja exemplo de redação do tema: O papel das ONGs frente às causas sociais.

ONGs em parceria com a sociedade

Os problemas sociais estão presentes na maior parte dos países, o Brasil, por exemplo, enfrenta adversidades em vários âmbitos, tais como: poluição ambiental, problemas de saúde, desigualdade social e insuficiência na educação. Fez-se premente a criação de organizações não governamentais para o auxílio da consumação dessas dificuldades. Todavia, o objeto dessas instituições apenas é alcançado quando a população engaja em seus propósitos.

Segundo o cientista social Gilberto Freire: “sem um fim social o saber é a maior das futilidades”, portanto, o desenvolvimento do conhecimento humano é insuficiente diante da inaplicabilidade dentro das causas sociais. As ONGs exercem o papel de fornecer suporte à população para que a utilização desse conhecimento na resolução de problemas sociais seja fomentada. Tendo como exemplo a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), a maior entidade filantrópica prestadora de serviços de saúde no Brasil.

Contudo, existem alguns empecilhos para o alcance dos objetivos propostos por essas instituições. Atualmente, poucas pessoas se interessam pelo trabalho voluntário oferecido por organizações sem fins lucrativos, o que impossibilita o funcionamento das mesmas. Além disso, há insuficiência de apoio financeiro, outro fator que acomete o fechamento de muitas fundações.

Nesse sentido, empresas devem realizar parcerias para patrocinar ONGs que tenham metas referentes às áreas de suas produções, como indústrias alimentícias auxiliarem instituições que visem a erradicação da fome. Bem como cabe à população a doação de pequenas quantias para também ajudar economicamente. Ademais, escolas e universidades têm o papel de oferecer trabalhos extracurriculares que se baseiem no voluntariado em campanhas comunitárias. Desse modo, a sociedade participará ativamente das causas sociais e ONGs alcançarão suas metas de forma plena.

Gostou? Veja o tema de redação e escreva a sua! 😉

Bons estudos!

Vamos debater sobre?