Redação: Sedentarismo – o grande mal do século?

Carla Gobb Exemplo de redação

Veja exemplo de redação do tema: Sedentarismo: o grande mal do século?

Na contemporaneidade, com o advento da tecnologia, houve mudanças significativas na rotina do brasileiro. Dessa forma, percebe-se que as atividades físicas e o cuidado com a saúde tem ficado em segundo plano.  Nesse contexto, há dois fatores que não podem ser negligenciados, como o desenvolvimento de doenças, em decorrência desse novo cotidiano e, a falta de infraestrutura nas cidades para a realização de atividades físicas simples.

Em primeira análise, cabe pontuar que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 60 milhões de pessoas são sedentárias. Por conseguinte, o baixo gasto calórico semanal, desencadeia um ambiente propenso para evolução de doenças, tais como diabetes, osteoporose, câncer, doenças cardiovasculares, problemas na coluna, entre outros. Ademais, todas essas disfunções reduzem a qualidade de vida do indivíduo, impossibilitando-o de realizar tarefas habituais.

Além disso, convém frisar que grande parte dos municípios carecem de ciclovias, “pedestrovias” e academias populares. Como resultado, pessoas que não possuem renda para arcar com atividades físicas particulares são impossibilitadas de exercitarem-se, dando espaço ao sedentarismo. Outrossim, cidadãos arriscam-se no meio de carros, ônibus e motocicletas, praticando exercícios como caminhada e ciclismo, buscando assim uma vida mais saudável.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. É imprescindível que o Governo Federal, junto aos governos municipais, elabore um plano de obras visando estruturar as cidades com ciclovias, academias populares e “pedestrovias”, com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos moradores e reduzir o número de pessoas sedentárias e portadoras de doenças causadas por esse mal. Também é essencial que as autoridades realizem mutirões para promover a saúde, com palestras ministradas por médicos e exames de rápido resultado, afim de orientar toda a população sobre a importância de zelar pelo bem-estar físico e mental.

 Gostou? Veja o tema de redação e escreva a sua! 😉

Bons estudos!

Vamos debater sobre?